terça-feira, 29 de junho de 2010

Paris...continua linda!


Acabei de chegar de Paris! é verdade foram poucos dias, mas foram sensacionais. Depois de um jejum de 3 anos eis que volto à cidade das luzes!

Comecemos, Paris continua cara, diria mesmo caríssima, então há que aproveitar cada minuto passado nesta cidade fantástica. Tente programar o seu tempo mas sem stress ok?se não der para ver tudo desta vez, "pas de problème" ficam algumas coisas para a próxima o que é fantástico não é?.

Creio que um post só não será suficiente para falar de tudo o que gostaria sobre Paris e também de todas as dicas que gostaria de dar, sendo assim farei vários.

Mas vamos lá, começar do início né? desta vez cheguei no Aeroporto de Orly, o Aeroporto está decrépito mas tem uma enorme vantagem, é o que fica mais perto de Paris. Apanhei um táxi, uma ida de Orly a Paris custa em média entre 30 e 45 euros, dependendo lógicamente de trânsito e do local do centro onde você vai ficar, mais as taxas das malas. Lembre-se que se forem 3 pessoas compensa em relação ao metro, já que o preço do bilhete ronda os 7 euros por pessoa e não há que se aborrecer com as malas porque o metro de Paris decididamente não foi feito para andar com malas, as escadarias de algumas estações são indescritíveis para subir ou descer com malas. Os táxis de Paris não levam mais de 3 pessoas nem por decreto e ainda ocupam o lugar da frente com algumas porcarias para niguém sentar...enfim!, há no entanto a possibilidade de apanhar uma Van para mais de 3 pessoas. Mas se você está só e com pouca bagagem, o metro será seu melhor amigo pois é o transporte de excelência em Paris.

Cheguei por volta das 8 horas da noite, pousei as malas e fui directo para um restaurante que adoro, a Brasserie Lipp, em St. Germain, no quartier latin, que para mim neste momento é o bairro com mais onda da cidade!!!!!

Amigos amanhã continuo que tem muito pra falar da Brasserie Lipp e do quartier latin!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Canjica,pamonha, fondue, botas e vinho!!!Delícia

Já no Nordeste do Brasil, os santos são os mesmos, mas as festas são ditas juninas, e são totalmente diferente. Começa pela gastronomia. Sardinha nem em lata, muito milho que é o que se colhe nesta época, assado, cozido ou transformados por elaboradas receitas em canjicas, pamonhas e bolos. As cidades de Caruaru (interior de Pernambuco) e Campina Grande (interior da Paraíba) disputam entre si, uma diz que é o melhor e a outra o maior São João do Nordeste... nas duas o São João que outrora era festa de fogueira na rua com crianças vestidas de chita soltando fogos de artifício, nos dias de hoje transformou-se em mega evento, cheio de merchandises, e com as quadrilhas estilizadas. Nada e tudo contra esta modernidade toda, mas bom do São João mesmo é comer comidinhas gostosas, dançar forró e curtir o friozinho que nessa época deixa as cidades do interior mais aconchegantes. E é ai que a cidade de Gravatá (80 km do Recife no Agreste Pernambucano) sai na frente, não oferece nem o maior nem o melhor, mas o mais charmoso São João. A festa na rua vai do pé-de-serra (um trio formado por sanfona, triângulo e zabumba) e da quadrilha (matuta mesmo) aos mega shows. Tudo acompanhado de canjica, pamonha, milho além de vinho e fondue.... roupa de frio e botas... Parece estranho mas a turma por aqui adora.

Sardinhas,pimentão,batatas e vinho!!!Delícia

Estamos dando uma passsadinha rápida por Portugal. pois é pessoal, por aqui é a época dos chamados "Santos Populares" ou seja Santo António de Lisboa (pequeno detalhe, este é o mesmo Santo António de Padova, aquele que você pode ir ver a língua dele lá na catedral de Padova!), bom a festa já foi hoje, mas tem ainda o S. João do Porto, a maior festa da cidade, e o São Pedro da Afurada, uma localidade pequena bem perto do Porto.

E então, como são estas festas? em Lisboa de 12 para 13 de Junho existem as marchas populares, cada frequesia de Lisboa apresenta a sua marcha num desfile no centro da cidade. O evento costuma atrair milhares de locais e turistas. No Porto o S. Jõao é diferente, as pessoas vão todas para a rua, com uns martelinhos de plástico para bater na cabeça uns dos outros, e também com enormes pés de alho para passar nas pessoas e ramos de cidreira para supostamente retirar o cheiro do alho. Nossa, precisa ver a quantidade de gente que participa, é a loucura! De quando em quando você vai encontrar "os bailaricos" que são isso mesmo, pequenos bailes espalhados pela cidade. A não perder de modo algum é o lançamento do fogo de artifício lançado normalmente do meio do rio Douro, fantástico!!! O São Pedro é bem parecido com o São João mas em formato pequeno.

E o que se come??ORA POIS, AS SARDINHAS! que nesta época do ano estão no seu melhor, gordinhas, saborosíssimas, grelhadas no carvão e acompanhadas com pimentões assados e batatas assadas regadas com um fantástico azeite. Não gosta de sardinhas? não se preocupe, as opções são variadas, em Portugal posso garantir, você nunca sai perdendo!

RedUmbrellaFollowMe indica: aproveite para passar um São João bem diferente!

RedUmbrellaFollowMe para descobrir um novo mundo.


Você é daqueles que só costuma viajar em excursões? segue sempre o guia com a sombrinha vermelha? já se esqueceu de tudo que o guia falou por só se preocupar em não se perder da sombrinha? tá com vontade de mudar isso tudo? Então acompanhe nosso blog, ele vai ser o seu guia, sem horários, sem sombrinhas e com muitas dicas de como chegar, o que fazer, comer ou visitar. O que está in e out, as lojas, as compras enfim tudo o que está acontecendo pelo mundo, e se você nunca viajou em excursões pode nos seguir também!
Red Umbrella Follow me!!!!