quinta-feira, 1 de julho de 2010


Pois é, gosto da Brasserie Lipp, é um restaurante com uma decoração típica de brasserie e com partos tradicionais franceses tais como cassoulet, costelão de vitela e o meu adorado bife tártaro com batatas fritas.

A Lipp fica no Boulevard Saint Germain(bem perto da Igreja de Saint Germain) em frente aos famosérrimos cafés "de Flore" e "Aux Deux Magots" sobre os quais falarei mais tarde.

Tenha em atenção que a entrada de homens em shorts ou bermudas não é permitido...nesse dia estava um calor sufocante em Paris mas vi vários homens voltando para tràs para colocar umas calças...nada de especial, uns jeans ou qualquer coisa,não pode mesmo é a bermuda!

O restaurante tem uma frequência no mínimo "eclética", vê-se de tudo um pouco, novos e mais idosos, turistas muito bem vestidos (ou não!!!), e franceses reconhecíveis à distância, os homens com aquelas camisas de risquinha e óculos redondos de massa, inconfundíveis.

Os empregados típicamente franceses, com aquele ar sério e a sua ponta de rudeza mas eu até acho graça pois cada vez é mais raro encontrar franceses de raiz nos restaurantes, lógicamente que eles não farão algum esforço para entender o que está a dizer se não lhes falar em francês, embora na verdade com a quantidade de estrangeiros que recebem, percebam tudo o que lhes disser!!para aqueles que são absolutamente nulos em questões de línguas estrangeiras, salva-se a pátria com um empregado filho de portugueses...

Pedi como sempre o "Tartare avec frites", fui educadamente advertida que era carne crua, a primeira reação que tive foi pensar "mas este acha que eu não sei que é cru????", mas depois de uns minutos de reflexão achei correcto o aviso, na verdade muita gente confunde o bife tártaro (carne crua moída com variadíssimos temperos) com o bife ao molho tártaro, este sim um bife normal acompanhado de um molho forte. Bem, o meu tártaro estava divino!!!!temperado como eu gosto, sem pimenta demais mas com uma boa dose de Tabasco, as batatas fritas poderiam na verdade ser melhores...Acompanhei com um copo de vinho branco, o calor sufocante assim o exigia!

Dispensei a sobremesa porque tinha comido de entrada uma "terrine maison" (um pâté mais grosseiro acompanhado de salada e torradinhas, excelente).

O café deixei para tomar logo em frente no Flore.

Quanto a preços vamos lá, a média do preço de um bife é de 22 euros, a entrada entre 10 e 15 euros, um copo de vinho 10 euros (caríssimo). Uma refeição raramente custa menos de 40 a 50 euros por pessoa sem cometer nenhum exagero.

Acho que a Brasserie Lipp vale por tudo, localização, ambiente, comida. Se puder vá lá!